domingo, 15 de janeiro de 2012

Dear Young Me

Eu de novo, Camila de 8 anos.
Quero te contar sobre as pessoas que passarão pela sua vida.
Os amigos.
Das amizades que você tem hoje, nenhuma será levada para muitos anos além daí. Você manterá contato com alguns, continuará amiga de outros, mas todos eles em algum momento se perderão de você e o que restará serão notícias raras quando você encontrar com um deles na rua ou falar com algum amigo em comum.
Uma pessoa que será sua amiga por muitos anos é justamente uma garota que você já conhece, mas não gosta muito. Vou deixar o tempo te surpreender e a amizade de vocês surgirá naturalmente, como tem que ser. E isso vai acontecer na mesma época em que você encontrará algumas das amizades que carregará por muitos anos com você.
Quando você estiver na 7ª série, confie em mim, e viva intensamente cada momento, cada risada, cada lágrima derramada, cada conversa, cada música ouvida no último volume, cada gíria inventada e cada paixão que não dará em nada.
Preste atenção nos amigos que você fizer nesta época e tente mantê-los por perto o máximo que você puder. Valerá a pena.
Nos anos seguintes você fará outras amizades, algumas mais fortes e outras menos, mas todas serão importantes pra você em algum momento.
Quando você enfrentar uma grande decepção amorosa, esses mesmos amigos serão a sua principal ajuda para se reerguer. Tem um amigo em especial que vai acompanhar tudo de perto, do começo ao fim, sem saber que continuará na sua vida muito além disso.
Um dia, durante uma aula de reforço de matemática da Professora Francisca (você é e sempre será péssima em matemática. Aprenda a conviver com isso.) esse tal amigo, que ainda não será exatamente seu amigo, vai perguntar se você está bem. Você não estará bem. Diga a verdade e conte tudo o que tiver acontecido, porque neste momento você talvez tenha a chance de começar mais cedo uma amizade que vai demorar ainda uns 2 anos para começar. Se você conseguir, tenha certeza, estará fazendo um bem enorme para você mesma, ganhando 2 anos a mais de uma amizade que pode não acabar nunca.
Depois dele, tente ficar amiga mais cedo de um garoto que raramente aparecerá na escola e, quando aparecer, passará a maior parte do tempo dormindo. Aproxime-se dele e faça amizade sem medo. Vocês se darão bem como poucas pessoas no mundo. Será uma amizade das mais puras e divertidas que você terá. E encoraje-o sempre, porque ele tem um enorme potencial para crescer na vida. Quando você tiver essa  impressão, acredite que não será à toa. E tente abrir os olhos dele sobre uma amiga da sua irmã que fará ele sofrer mais do que ele merecerá.
Você fará muitos amigos. Alguns ficarão mais tempo na sua vida, outros ficarão pouco tempo, mas os que mais estarão ao seu lado serão esses três.
Tem também um amigo que será muito importante pra você, mas em um certo momento vai cruzar a linha da amizade e virar seu namorado. Se puder, evite esse namoro. Aliás, evite um pouco mais do que eu sei que você vai tentar evitar. Vai ser legal, mas não vai ser mais legal que a amizade de vocês e vai ser exatamente por culpa de coisas que esse namoro vai trazer, que a amizade de vocês vai acabar. Acredite: a amizade e a cumplicidade entre vocês será muito mais importante do que o namoro rápido que vocês terão. E quando a amizade acabar, você vai sentir muito a falta dele. E creio que ele também sentirá muito a sua falta. Ele terá muitos defeitos, mas uma coisa que você perceberá desde o primeiro contato com ele é a sinceridade que ele vai usar algumas vezes de forma tão profunda que chegará a te machucar, porque, você vai aprender: a verdade dói mesmo ás vezes.
Caso não consiga evitar o fim dessa amizade, aproveite para se divertir ao máximo ao lado dele em uma tarde enlameada de música e chuva que acontecerá. Anos depois, quando pensar nele, a imagem que virá à sua memória não será a do primeiro beijo de vocês ou a da primeira conversa (que será sobre a sua baixa estatura, motivo de apelidos semanais que ele te dará durante os anos de amizade). A imagem que virá à sua memória será a de vocês sentados na grama, debaixo de uma garoa fina, ouvindo uma música que será pra sempre associada a esse tal momento.
Enfim, espero que você não mude muito os seus caminhos, encontre essas pessoas que você deve encontrar  e consiga mantê-las o mais perto que você puder.
Os amigos são como irmãos que nós escolhemos para viver perto de nós, sem a coisa chata de dividir quarto e brigar por atenção dos pais.
Você terá o privilégio de ganhar 3 irmãos de sangue e outros 3 de coração, então aproveite.

***
Trilha Sonora:  You're a Big Girl Now - Bob Dylan. Tô apaixonada por essa música.

2 comentários:

Letícia disse...

Suas cartas sempre me fazem sentir nostálgica! (suspiro!)

Lindas todas elas!

Huguinho disse...

A amizade quando verdadeira é tudo mesmo. Uma vez no colégio um "amigo" falou que a amizade ficaria ali (como vc mencionou) porque depois que mudássemos de escola, cada um viveria a sua vida e como eu achava que a nossa amizade era forte, não levei a sério porque depois disso, só o vi uns 4 anos depois estava bem diferente, levei um banho de água fria quando fui cumprimentá-lo. Hoje, tenho uns amigos antigos e novos que parecem que os conheço no mesmo tempo que os antigos.
Fazia tempo que eu não revirava esta caixa. Abraços