segunda-feira, 31 de maio de 2010

Refrigerante aguado ou água suja?

Desde que eu era criança, nos primeiros anos da escola, aprendi e concordei que água é um líquido sem cor, sem cheiro e sem gosto (simplificando a fala da professora).
Quando bebo uma água com cheiro ou gosto de alguma coisa, das duas uma: a caixa d'água está suja ou o copo foi mal lavado.
Se tem cor, nem me ofereça, não vou beber.
E, quer saber? Nem água com gás eu classifico como água e me recuso a beber. Acho o gosto ruim e ela é fedida (e também porque faz cosquinha na minha garganta).
Só que há alguns anos pipocam nos mercados as tais águas "levemente gaseificadas", com sabor de fruta, cheiro de fruta e acho que já vi até algumas que são coloridas, mas não tenho certeza sobre essa última.
E as pessoas ADORAM! Mas, gente, aquilo não é água!
Pensem:
- Se tem gosto de fruta e não tem gás, é suco. Suco não é água. Suco é suco.
- Se tem cheiro de fruta e não tem gás, nem gosto de fruta, lave direito seu copo, porque isso é água suja de resto de suco. Água suja é água suja, água limpa é outra coisa, sem gosto.
- Se tem gás e gosto de fruta, é refrigerante. Refrigerante é refrigerante, água é água.
- Se só tem gás, é água com gás que, eu repito, pra mim é diferente de água. Até porque, se água com gás fosse água mesmo, na garrafa de água não viria especificando "natural" ou "com gás". Seria tudo a mesma coisa.
O fato é que, se são boas ou não, eu não sei. Nunca experimentei as tais "águas" levemente gaseificadas porque sou uma consumidora muito chata. Acho um desaforo me venderem uma coisa que eu sei que não é o que dizem que é e eu comprar sorrindo. Comprar gato por lebre na inocência, vá lá, mas sabendo o que estou fazendo, não!
Quando mudarem o nome para "refrigerante com pouco gás" ou "suco aguado" (porque "água suja" eu sei que nunca vai se chamar) talvez eu compre.
E esta foi a minha reclamação do dia.

***
Trilha Sonora: Alguém mais, de vez em quando, tem a sensação de estar com mais de uma música tocando na cabeça, ao mesmo tempo? Não me digam que sou louca.

Um comentário:

Lua Nova disse...

Pois concordo em gênero, n° e grau. Água é água e não há prazer maior do que tomar um copo de água límpida, sem cheiro e sem cor... rsrsr... daquela que a natureza, em sua sabedoria, criou. O resto, definitivamente, não é água. Já não tomo refrigenante porque jamais consegui gostar. Sucos, só alguns assim mesmo é raro. O que me mata a sede é água da boa.
Pronto... foi pra Caixa.
Bem que vc poderia aparecer pra tomar um chocolate e uma aguinha comigo, né?
Uma ótima semana.
Beijos.