quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Eternamente de luto

Não sei em outras cidade do interior, mas nas duas onde morei existe um hábito "diferente" na hora de informar que fulano de tal morreu.
É assim: fulano de tal passa desta pra uma melhor (ou não, vai saber) e aí a família do fulano de tal paga para um carro que passa anunciando o falecimento, a hora e o local do sepultamento e quem se sentir convidado aparece por lá para se despedir do falecido e prestar suas condolências à família enlutada.
Então, vamos fazer de conta que eu morri. Aí o carro diria exatamente assim, porque é exatamente assim para todos que morrem:
"[som de sinos] Faleceu nesta manhã Mila Maria, filha do Sr. Fulano e Sra. Fulana. O corpo está sendo velado no lugar tal e será sepultado às X horas, no cemitério local. A todos que se fizerem presentes, a família enlutada antecipa seus agradecimentos [som dos sinos novamente]"
Daí que um dia, no meu antigo trabalho, eu estava atendendo um menino que devia ter no máximo 12 anos e durante o processo "sua mensalidade é X dinheiros e X centavos" passou o tal carro de som anunciando que sei lá quem havia batido as botas e, como sempre, no final disseram "a família enlutada antecipa seus agradecimentos".
Nisso o garoto olhou pra mim com uma cara de interrogação misturada com uma cara de tristeza e disse:
- Pôxa... Morre tanta gente dessa família, né?
- Que família? Não prestei atenção no nome de quem morreu.
- Essa família... Enlutada.
- Qual família?
- Enlutada.
- Enlutada?
- É. De novo. Toda semana eu ouço anunciar a morte de alguém dessa família. Coitados...
- Aaaah! Não é nome da família, não. Enlutada é a condição da família. Eles estão de luto porque perderam um parente, entendeu?
- Ah! Entendi! Bem que eu achava estranho morrer tanta gente da mesma família!
Pois é.
O profissionalismo me impediu de dar risada na cara do cliente, mais uma vez.
E, não. O fato de ser apenas um garotinho não me impediria de rir dele após dar a explicação.
E, sim. Quando o carro for anunciar a minha morte, pode mandar incluir um "E foi direto pro inferno" após o texto padrão.

***
Trilha Sonora: A Janela - O Círculo.

Um comentário:

Dread disse...

Imagine o tamanho da familia pra morrer taaaaaaaanta gente né?