terça-feira, 9 de junho de 2009

Um filme que diz muito sem dizer quase nada

Sabe aquele tipo de filme que você resolve assistir mais por curiosidade, porque a sinopse não diz muita coisa sobre a história?
Então, o último desses que eu vi foi Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights), com a Norah Jones estreando como atriz. Nesse caso, foi dupla curiosidade: queria saber do que afinal se tratava aquele filme e queria ver se ela seria tão boa atuando como é cantando.
Aproveitei uma madrugada à toa, peguei o filme e fui (pro sofá com o meu travesseiro e meu cobertor).
A história é do tipo "quase nada acontece". São poucos cenários e tudo gira em torno do que a personagem dela, Lizzie, vive.
Tudo começa quando ela descobre, através do dono de um bar (Jude Law, charmosão como sempre), que seu namorado está colocando uns galhos nela. A partir daí, ela começa a frequentar o bar, sempre depois que ele fecha e o dono do bar (tô repetindo "dono do bar" porque não lembro o nome do personagem dele) e ela ficam amigos. Só que uma noite, depois que o bar fecha, ela não vem. Aí ele começa a receber postais dela contando que ela resolveu ir embora, está trabalhando de garçonete, juntando dinheiro para comprar um carro, etc e tal. E é aí que o filme fica bom, apesar de continuar não acontecendo quase nada.
Por que eu gostei do filme se quase nada acontece?
Porque, acreditem, consegui ver que por ser tão simples a história fica quase real e, sendo assim, o que a Lizzie consegue não é nada impossível: transformar um momento de "Que merda! Quero morrer!" em um momento de "Tá, já me fodi bastante. Agora eu vou começar a me fazer feliz". E eu gosto de quem consegue esse tipo de mudança. Mesmo que seja em filmes.
Por isso eu recomendo fortemente e acho que todo mundo deveria ver Um Beijo Roubado. Não. Não vou emprestar o DVD. *egoísta*
Ah! Gostei da Norah Jones atuando. E a trilha do filme é perfeita.

***
Mais informações e outras opiniões sobre o filme:
Cinefilando - Blueberry Pie

Talking About Movies - My Blueberry Nights

Omelete - Um Beijo Roubado

***
O personagem do Jude Law é o Jeremy. Bendito seja o Google.

***
Trilha Sonora: Temporada das Flores - Leoni. Linda, linda!

Um comentário:

disse...

Jura que tu gostaste? Eu fui ver no cinema e não gostei não... achei a Norah mto robótica... e se não fosse pelo Jude, acho q teria gostado menos ainda. Gostei de algumas cenas específicas e alguns diálogos, gostei tbm do experimento com as cores e espelhamentos do filme. Mas do conjunto não gostei... bom... mas achei bonita a forma que viste o filme. Acho q vou rever. :)

Bjs, linda.